sexta-feira, 16 de março de 2012

Entenda por que um dos males do mundo moderno também é um dos principais inimigos de quem deseja perder peso. 
O ser humano, no geral, é ansioso por natureza. Vive pensando no que pode dar errado, seja em questões pessoais ou profissionais. O problema maior está quando a ansiedade deixa de ser um sentimento momentâneo, como, por exemplo, um ator de teatro, que sente um frio na barriga momentos antes de subir ao palco, e passa a fazer parte da rotina diária, tornando as pessoas demasiadamente preocupadas, inseguras e com baixa autoestima.

Embora seja um sentimento útil – permite que o indivíduo fique atento a um perigo iminente e tome as medidas necessárias para encarar o problema, principalmente nos períodos de impor-tantes mudanças ou quando nos deparamos com experiências inéditas –, a ansiedade costuma fazer muitas vítimas também quando o assunto é emagrecimento.

É muito comum vermos pessoas aderindo a dietas milagrosas ou a tratamentos à base de remédios com o intuito de perderem peso em um curto espaço de tempo. Porém, o psica-nalista e endocrinologista, Wanderley Amorim, faz um alerta a quem utiliza esses tratamentos mais imediatistas.

“Reduzir peso por meio de remédios e/ou regimes alimentares pode ser a saída mais atraente para quem é imediatista. Porém, costuma ser um tiro no pé de quem quer emagrecer e manter o peso a médio e longo prazos. Por não conseguir controlar o peso após o término do tratamento, é comum que a pessoa se depare com um sentimento de frustração. Isso acontece porque a pessoa visa apenas à parte estética, em vez de tratar o foco da obesidade, que pode ter origem nos hábitos alimentares, na falta de atividade física e, claro, em fatores hormonais ou psicológicos”, afirma o especialista.

Segundo Wanderley Amorim, o ideal é que a pessoa faça um tratamento multidisciplinar, que conte com a participação de nutricionistas, psicoterapeutas e professores de Educação Física. “Geralmente, a pessoa que sofre de ansiedade não lida bem com o fator tempo. Por isso, procura os caminhos mais rápidos para resolver os problemas. Só que a única forma de encurtar o caminho neste caso é pulando algumas etapas do tratamento. Ao interromper a medicação ou declinar de uma visita a um especialista, o resultado resume-se em uma palavra: frustração”, acrescenta o endocrinologista.

Para evitar desgostos, o médico sugere métodos de emagrecimento que visem, também, o equilíbrio físico e mental. “A receita mais saudável de emagrecimento é aquela em que o paciente, ao ver os primeiros resultados, passe a dar mais valor ao tratamento, entende o porquê de cada etapa, começa a controlar melhor suas emoções e, de forma progressiva, recupera sua autoestima”, comenta Amorim.

Exercício físico

Além da reeducação alimentar, a atividade física é vista pelo especialista como um fator fundamental na manutenção do peso e da saúde à longo prazo.

“Vejo o exercício físico como um exercício do amor próprio, um marco individual de mudanças e promessas, que, se cultivadas sem ansiedades e tendências imediatistas, levam a longevidade com saúde física e emocional. No entanto, há casos em que a pessoa se identifica tanto com a atividade física que o acompanhamento médico acaba servindo apenas para que ela não desanime e siga firme em seus propósitos”, revela o especialista.

Na opinião da psicóloga clínica, Maria Lúcia Ribeiro, o melhor emagrecimento é aquele que vem de forma natural, acompanhado de saúde, bem-estar e autoconhecimento.
“Aproveite esse processo para se conhecer melhor. Ouça seus pensamentos e preste mais atenção nos sentimentos. Aceite quem você é. Descubra o que há de melhor em você e faça tudo no seu ritmo. Os profissionais podem apontar o caminho, ajudar a definir metas, mas o trabalho, a responsabilidade, e, consequentemente, o comprometimento devem ser de você para com você mesma. E lembre-se: deixe as coisas acontecerem naturalmente na sua vida. Tudo o que é feito de forma natural é mais gostoso, bonito e saudável”, acrescenta a psicóloga.

Mude seus hábitos

O endocrinologista Wanderley Amorim preparou algumas dicas para você começar a combater a ansiedade e emagrecer de forma saudável. Confira:

Primeiro: faça uma lista do que você quer mudar em sua vida.
Depois, vá ao médico. Leve seus últimos exames, fale sobre as dietas que já fez ou está fazendo e conte o que te leva a comer de forma descontrolada.
Pratique exercícios físicos durante 30 minutos, pelo menos três vezes por semana. Isso ajuda a gastar energia e colabora na liberação da serotonina, substância responsável pelo prazer, calma e bem-estar.
Descubra outros prazeres além da comida, como: estar com amigos, passear ou viajar.
Diminua o consumo de bebidas estimulantes, como o chá preto ou o café, pois elas podem deixá-la mais ansiosa durante a dieta.
Procure dormir pelo menos oito horas por dia. As noites mal-dormidas podem gerar ansiedade.
Relaxe o corpo e a mente, fazendo meditação. Assim, você exercita a concentração, busca a paz interior e melhora a autoestima, além de diminuir a agressividade e a ansiedade. Com isso, você terá um bem-estar diário e duradouro. 

Texto retirado da Revista Curves, edição nº 6.


0 comentários:

Bijuterias VBS

Bijuterias VBS
Promoçoes de Bijuterias

QUER FALAR COMIGO?


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Decotes Ousados

Decotes Ousados
Decotes

Anunciantes

Fotos

Camisetas Personalizadas

Camisetas Personalizadas
Copa 2014

Galerie Decorações

Galerie Decorações
Decorações

Novidades em Chapéus

Novidades em Chapéus
Chapéus.

Bolos Criativos

Bolos Criativos
Casamento, Bolos, Noivas, Fotos, Filmagem,

Moda de Rua

Moda de Rua
Tendências, Novidades das Ruas

Casamentos

Casamentos
Casamentos, Maquiagens, Decorações, 15 Anos, Ternos,Noivas, Fotos, Filmagens, Buffet

Penteados para Noivas

Penteados para Noivas
Noivas, Penteados, Maquiagem

Noivas de Vestidos Rosa

Noivas de Vestidos Rosa
Vestidos, Noivas, Casamentos Penteados

Noivas Vestidos Preto

Noivas Vestidos Preto
Casamentos

Buscapé

SIGA NOS NO INSTAGRAM

Instagram

Seja um Jovem Investidor

Meu blog é Verde

CURTA NOSSA REVISTA VBS

CURTA  NOSSA REVISTA VBS
Curta nossa pagina de Promoções

Moda Sapato.Net

Moda Sapato.Net
Sapto.Net

Look Perfeito

Acessos

Anne Moraes

Anne Moraes
Com qualidade em nossos produtos, estilo moderno proporcionando conforto e beleza para nossos clientes.

Bella da Semana

Bella da Semana
Mulheres Lindas - Ensaio Sensual Fotografico

CURTIR NOSSA PAGINA

SEGUIDORES

Calçados Passarela

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Meu Bolso em Dia

Meu Bolso em Dia
Calcular seus Gastos

Verificador

TRADUZIR

INDIQUE NOSSO SITE

Indique o Site!

Visitantes do BLOG

MEU TWITTER

MEU TWITTER
Visitem meu twitter.com/valdemarsantos, estou aguardando vcs por la.

PESSOAS ON LINE

Sobre

Minha foto
REVISTA VBS
Sou de Londrina Pr,fotografo Profissional,meus trabalhos www.olhares.com/valdemar e www.revistavbs.com
Ver meu perfil completo

Marcadores

Central dos blogs

Central Blogs