quarta-feira, 1 de agosto de 2012
 Por: Coração Bakanna,
 O câncer de mama mata milhares de mulheres no Brasil. A cada ano, são notificados em todo o mundo 180 mil novos casos, sendo 49 mil no país. E desses, 10 mil resultam em mortes. É de arrepiar! Ao contrário de algumas outras doenças, não existe prevenção e a cura depende fundamentalmente da detecção precoce. E é aí que entra o autoexame. Segundo os especialistas, simplesmente ser mulher já nos coloca no grupo de risco. Descobriu-se que apenas cinco entre dez mulheres entre 20 à 35 anos de todo o país foram capazes de identificar nódulos potencialmente perigosos. Sinal de que, mesmo nos assustando com o tema, ainda precisamos aprender muito sobre ele.


Apalpar por quê?

Existe certa polêmica a respeito da necessidade do autoexame mensal das mamas. Apesar de ter sido considerado importante na luta contra a doença, estudos recentes não garantem sua efetividade como método de detecção precoce. Explica-se: só é possível sentir uma sedimentação quando ela já tem 2 centímetros! Ainda assim, 40% dos casos que chegam aos hospitais são descobertos pela própria paciente. E é por isso que os médicos continuam achando essencial que você, eu, todas as mulheres, a partir dos 18 anos, apalpemos as mamas logo após o período menstrual. O motivo é simples: Quem toca os seios com regularidade sabe exatamente quando tem algo diferente, apresenta qualquer tipo de anormalidade.

O que procurar exatamente?

A resposta é: Qualquer alteração, pode ser um nódulo, um caroço, um espessamento do tecido, um ponto insistentemente dolorido ou uma rachadura no bico. Achou algo, quanto antes marcar uma consulta. Mas quem está na mira? Todas nós estamos no grupo de risco. A boa notícia: O câncer de mama é raríssimo nas jovens e as estimativas de cura superam os 98% se for detectado precocemente. A má é que 60% deles vêm sendo descobertos em estágio avançado e 85% não ocorrem em quem tem a doença na família, por isso o conhecimento do próprio corpo é fundamental.

Alguns fatores podem contribuir para o surgimento da doença. Os principais inimigos, além da hereditariedade (parentes de primeiro grau - mãe, pai, irmãos, tios que tenham a doença) são: sedentarismo, obesidade, fumo, álcool, terapias hormonais por períodos prolongados (além da reposição na menopausa, hormônios são utilizados em tratamentos dermatológicos, para suspender a menstruação e para aumentar a massa muscular). Manter uma alimentação pobre em gordura e proteína animal também é importante, pois os animais são tratados com hormônios. Ser mãe depois dos 30 anos e não amamentar aumenta as chances de desenvolver a doença. Assim como menstruar antes dos 14 anos e entrar na menopausa tarde, expõe por mais tempo à flutuação hormonal. Dois elementos ainda são controversos. Um deles é o anticoncepcional, que seria excluído da lista por conter doses mínimas de hormônio. O outro é o stress. Apesar de não haver indícios científicos de que o sentimento influencie no surgimento da doença, algumas pesquisas relatam que o stress pode afetar bastante o sistema imunológico, abrindo caminho para vários males.

Quando fazer exames?

O indicado, é que antes dos 30 anos a mulher faça um ultrassom da mama para controle. Se for encontrada alguma alteração, o médico vai orientá-la a fazer a cada dois ou três anos ou pedir outros exames. Então, a partir dos 40, recomendasse que a mamografia seja realizada anualmente, sem desculpa ou esquecimento, inclusive para quem tem próteses de silicone (que dificultam o autoexame). O método ainda é o único que consegue detectar o nódulo em estágio inicial. Ele pode mostrar sinais da doença até dois anos antes de o tumor ser palpável.

De peito aberto, doutores respondem:
  • Os nódulos são sempre redondos? Geralmente. Mas também podem ser ovais (estes tendem a ser benignos).
  • Quais são os sinais do câncer de mama? Além dos caroços, textura da mama diferente da habitual, mamilos invertidos ou com secreção.
  • Qual a diferença entre câncer de mama e seio inchado? Existe um tipo de câncer raro, o inflamatório, que provoca inchaço. O sintoma: apenas um dos seios incha e fica vermelho.
  • O câncer de mama pode surgir no mamilo e na axila? A presença na axila já é uma metástase, sinal de que a doença está na mama e se espalhou ou andou de um local para outro do corpo, ou seja, já não está mais em estágio inicial.
  • Como deve ser feito o autoexame? Ele deve ser realizado logo após a menstruação. O ideal é fazer deitada, elevando o braço direito e dobrando-o atrás do pescoço e palpando a mama direita de fora para dentro, começando pela axila e subindo, contornando o seio. Em seguida, ir para o outro lado.

0 comentários:

Bijuterias VBS

Bijuterias VBS
Promoçoes de Bijuterias

QUER FALAR COMIGO?


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Decotes Ousados

Decotes Ousados
Decotes

Anunciantes

Fotos

Camisetas Personalizadas

Camisetas Personalizadas
Copa 2014

Galerie Decorações

Galerie Decorações
Decorações

Novidades em Chapéus

Novidades em Chapéus
Chapéus.

Bolos Criativos

Bolos Criativos
Casamento, Bolos, Noivas, Fotos, Filmagem,

Moda de Rua

Moda de Rua
Tendências, Novidades das Ruas

Casamentos

Casamentos
Casamentos, Maquiagens, Decorações, 15 Anos, Ternos,Noivas, Fotos, Filmagens, Buffet

Penteados para Noivas

Penteados para Noivas
Noivas, Penteados, Maquiagem

Noivas de Vestidos Rosa

Noivas de Vestidos Rosa
Vestidos, Noivas, Casamentos Penteados

Noivas Vestidos Preto

Noivas Vestidos Preto
Casamentos

Buscapé

SIGA NOS NO INSTAGRAM

Instagram

Seja um Jovem Investidor

Meu blog é Verde

CURTA NOSSA REVISTA VBS

CURTA  NOSSA REVISTA VBS
Curta nossa pagina de Promoções

Moda Sapato.Net

Moda Sapato.Net
Sapto.Net

Look Perfeito

Acessos

Anne Moraes

Anne Moraes
Com qualidade em nossos produtos, estilo moderno proporcionando conforto e beleza para nossos clientes.

Bella da Semana

Bella da Semana
Mulheres Lindas - Ensaio Sensual Fotografico

CURTIR NOSSA PAGINA

SEGUIDORES

Calçados Passarela

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Meu Bolso em Dia

Meu Bolso em Dia
Calcular seus Gastos

Verificador

TRADUZIR

Ocorreu um erro neste gadget

INDIQUE NOSSO SITE

Indique o Site!

Visitantes do BLOG

MEU TWITTER

MEU TWITTER
Visitem meu twitter.com/valdemarsantos, estou aguardando vcs por la.

RECENTES VISITANTES

PESSOAS ON LINE

Sobre

Minha foto
REVISTA VBS
Sou de Londrina Pr,fotografo Profissional,meus trabalhos www.olhares.com/valdemar e www.revistavbs.com
Visualizar meu perfil completo

Marcadores

Central dos blogs

Central Blogs