sábado, 12 de fevereiro de 2011



“Dr., a prótese de mama corrige a minha flacidez?”. Acho que perdi a conta de quantas vezes ouvi esta pergunta no consultório. Realmente é uma boa pergunta, mas de resposta variável.
O que pode ser indicado para uma paciente, pode não funcionar para outra semelhante. Vamos então tentar discutir sobre o tema e elucidar o caso.
flacidez das mamas ocorre quando há uma desarmonia entre o conteúdo e o envoltório desta (pele). Enquanto a mama tiver um conteúdo capaz de preencher totalmente seu envoltório, deixando-o esticado, a mama costuma ficar “em pé”, bonita e acima do sulco mamário (dobra abaixo da mama).
O problema costuma ocorrer depois de um episódio de aumento e diminuição de volume, como gravidez, ganho de peso seguido de emagrecimento, etc. Sabendo que a mama é composta por glândula e gordura, o aumento de volume pode ser devido ao aumento da parte glandular, da parte gordurosa ou de ambas.


Durante a amamentação, a glândula aumenta devido à produção de leite. Durante o ganho de peso, ao engordar, a mama aumenta devido ao aumento da gordura. Na gestação é comum a associação destes dois fatores. Ambos fazem a pele esticar para acomodar o maior volume mamário.
Acontece, porém, que a pele é um elástico fraco, que sofre ao ser esticado. As estrias são a marca do rompimento das fibras elásticas da pele. Ela, mesmo sem estrias, não retornará ao tamanho de antes do estiramento, mesmo que a paciente retorne ao peso original. Sempre haverá um laceamento da pele.
Esse laceamento da pele comumente leva à um descompasso entre o volume existente na mama e seu envoltório, a pele. Há mais pele em relação à mama, somado a uma pior qualidade elástica e de suporte da pele, gerada pelo estiramento e rompimento as fibras elásticas. O resultado disso? A queda da mama, também conhecida como ptose.
Sabendo isso então, voltemos à pergunta inicial sobre se a prótese de mama corrige a flacidez. A resposta é: depende.
OK, vamos retomar a discussão!
Pelo que vimos anteriormente, para a mama ficar esticada é necessário que o conteúdo esteja em harmonia como o envoltório. Podemos, então, fazer três ajustes para adequá-los:
Primeiro: aumentar o conteúdo e esticar a pele até ela ficar tensa novamente. Isso pode ser feito com uma prótese. Mas há limites. A tamanho da prótese deve ser esteticamente aceitável, para não ficar enorme, artificial. Logo, a flacidez de pele deve ser pequena, para que uma prótese de tamanho adequado a estique e ainda fique bonito. Geralmente isso ocorre nos casos de pseudoptose, ou seja, uma flacidez leve em que a aréola ainda está acima do sulco mamário. Este caso é mais comum em mulheres magras com mamas pequenas. Para este caso, a resposta da pergunta é: “Sim, a prótese de mama corrige a flacidez”.
Segundo: Reduzir a envoltório e adequá-lo ao conteúdo. Isso é geralmente feito quando o volume da mama é grande ou moderado e não se pretende aumentar, podendo até reduzir. A cirurgia é a mamoplastia redutora (em casos de redução do volume) ou lifting das mamas (mastopexia, quando se pretende levantar sem modificar o tamanho). A cirurgia consiste em retirar o excesso de pele e reduzir a glândula. A cicatriz será proporcional à flacidez, ao excesso de pele a ser retirado: quanto mais pele, mais cortes, mais cicatriz. Neste caso, a resposta é: “Não, a prótese de mama não corrige a flacidez”. Se colocada, a mama ficaria grande e caída.
Terceiro: É a associação dos dois casos acima. Reduzir o envoltório ao mesmo tempo de aumentar o conteúdo. É indicado quando a paciente quer aumentar as mamas, mas tem uma flacidez que não seria compensada com a prótese de volume adequado, precisando ainda retirar pele. Neste caso, a retirada de pele é menor devido ao aumento de volume com a prótese, ficando uma cicatriz menor (muitas vezes apenas ao redor da aréola). No caso em questão, a resposta seria: “A prótese de mama corrige apenas parcialmente a flacidez nos seios”.
Para apimentar mais a discussão, ainda existem variáveis pessoais, como o tipo e elasticidade natural da pele, histórico de amamentação, biótipo, genética da paciente. Tudo isso influencia na decisão e pode alterar o resultado de cada uma destas condutas.

Por Andre Colaneri

Cirurgião plástico, graduado em medicina pela UNICAMP. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, reconhecido como um dos principais especialistas da área no Brasil.

0 comentários:

Bijuterias VBS

Bijuterias VBS
Promoçoes de Bijuterias

QUER FALAR COMIGO?


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Decotes Ousados

Decotes Ousados
Decotes

Anunciantes

Fotos

Camisetas Personalizadas

Camisetas Personalizadas
Copa 2014

Galerie Decorações

Galerie Decorações
Decorações

Novidades em Chapéus

Novidades em Chapéus
Chapéus.

Bolos Criativos

Bolos Criativos
Casamento, Bolos, Noivas, Fotos, Filmagem,

Moda de Rua

Moda de Rua
Tendências, Novidades das Ruas

Casamentos

Casamentos
Casamentos, Maquiagens, Decorações, 15 Anos, Ternos,Noivas, Fotos, Filmagens, Buffet

Penteados para Noivas

Penteados para Noivas
Noivas, Penteados, Maquiagem

Noivas de Vestidos Rosa

Noivas de Vestidos Rosa
Vestidos, Noivas, Casamentos Penteados

Noivas Vestidos Preto

Noivas Vestidos Preto
Casamentos

Buscapé

SIGA NOS NO INSTAGRAM

Instagram

Seja um Jovem Investidor

Meu blog é Verde

CURTA NOSSA REVISTA VBS

CURTA  NOSSA REVISTA VBS
Curta nossa pagina de Promoções

Moda Sapato.Net

Moda Sapato.Net
Sapto.Net

Look Perfeito

Acessos

Anne Moraes

Anne Moraes
Com qualidade em nossos produtos, estilo moderno proporcionando conforto e beleza para nossos clientes.

Bella da Semana

Bella da Semana
Mulheres Lindas - Ensaio Sensual Fotografico

CURTIR NOSSA PAGINA

SEGUIDORES

Calçados Passarela

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Meu Bolso em Dia

Meu Bolso em Dia
Calcular seus Gastos

Verificador

TRADUZIR

INDIQUE NOSSO SITE

Indique o Site!

Visitantes do BLOG

MEU TWITTER

MEU TWITTER
Visitem meu twitter.com/valdemarsantos, estou aguardando vcs por la.

PESSOAS ON LINE

Sobre

Minha foto
REVISTA VBS
Sou de Londrina Pr,fotografo Profissional,meus trabalhos www.olhares.com/valdemar e www.revistavbs.com
Ver meu perfil completo

Marcadores

Central dos blogs

Central Blogs