domingo, 18 de setembro de 2011
Olá amigos leitores da VBS! Mais uma vez temos a oportunidade de falarmos sobre marketing e negócios e desta vez, o assunto é: imagem e desempenho na organização.
Como você tem sido notado na organização em que trabalha ou desenvolve suas atividades?
Ouvimos muitas lamentações de colaboradores insatisfeitos com seu trabalho, com sua equipe, com seu chefe ou com a empresa de modo geral.
Sabemos que existem empresas que não correspondem com o potencial do colaborador, falham no reconhecimento e valorização, perdendo assim, o bom profissional para outras de outros segmentos, isto, quando não ocorre o pior, perdendo o ótimo profissional para a concorrente.
Mas existem casos em que o próprio colaborador não busca seu espaço, não age em seu próprio favor, deixando de exercer suas funções com excelência dentro da empresa. Falta de comprometimento, esforço ou de iniciativa, torna o funcionário apenas um número dentro da organização e ser mais um não leva o indivíduo a explorar novos horizontes e desfrutar do sucesso profissional com plenitude.
Como seremos reconhecido pelo chefe, que é a principal pessoa e caminho a nos elevar a patamares mais altos, se a dedicação, o esforço e a iniciativa não são atitudes do nosso dia a dia de trabalho?
Que destaque teremos se fizermos somente o que é nossa obrigação? Estar em evidência é fazer mais do que se espera. Surpreenda, chame a responsabilidade, tenha autoconfiança e acredite em você!
O mercado está carente de pessoas qualificadas para o exercício de determinadas funções. Sabe por quê? Porque ele está saturado de pessoas comuns, que não fazem diferença.
Podemos comparar uma equipe de uma empresa com um time de futebol ou de qualquer outro esporte de sua preferência. Quem está em destaque é o craque, aquele que faz algo mais do que os outros. É mais valorizado, mais lembrado e sempre tem algum outro time querendo contratá-lo.

Mas cuidado. Vale lembrar que fazer algo mais não é invadir o espaço de seus companheiros ou tentar através deles tirar proveito ilícito para se sobressair e ser notado, prejudicando, criticando incoerentemente, difamando ou agindo com outras atitudes que ferem os valores morais e éticos. Trabalhe em equipe, sempre!
Se alguém se destaca, por melhor ou mais importante que seja, não chegou ali sozinho. Pessoas de outras funções cooperaram. Tem seus méritos, mas não 100% próprios. Humildade sempre!
Fazer a diferença por meios corretos através de seu empenho e criatividade são ações muito bem vindas em qualquer organização. Caso você ainda se considere uma pessoa um pouco retraída, tímida no sentido de ações e iniciativas no seu trabalho, a dica é: mude de postura! Você é será aquilo que diz de si mesmo, portanto, valorize-se!

Comece a participar mais dos acontecimentos de sua empresa, pergunte ao seu superior como está a empresa de um modo geral, se está precisando de algo mais da sua parte. Não tenha medo de pedir uma auto-avaliação, mesmo que a resposta seja negativa. Sempre há tempo para mudanças!
Procure criar amizades mais profundas com seus superiores e colegas, de forma natural. Assim você será lembrado e terão simpatia por sua pessoa. Se coloque à disposição, sempre! Você não será inconveniente em debater com eles, assuntos sobre a empresa, mesmo que estas pessoas ou os assuntos não façam parte de seu setor. Um bate papo informal também é bacana.

É direito seu saber a situação atual de sua empresa. A organização que não fornece informações importantes aos seus colaboradores, mesmo que não sejam detalhadas, mas ao menos transparentes, limitando às vezes ou no máximo, a comunicação apenas dentro de seus setores e departamentos, tende a correr sérios problemas, pois, criam-se especulações, informações sem fontes com credibilidade, desencontradas e até levianas, além de fofocas e todo tipo de conversa inútil que não acrescenta em nada, tudo devido a falta de conhecimento de onde se trabalha.
Outra atitude importante é agir sem precisar ser mandado. Realizar aquilo que lhe está determinado a fazer é obrigação, mesmo que bem feito. Mas fazer bem feito, melhor, produzindo de forma notória mais do que os outros, independente do “que” ou para “quem”, é que faz a grande diferença de um profissional!
Esteja pronto a ajudar, cooperar é a palavra certa e você tem diferencial!

Quantas vezes ouvi pessoas dizerem não a colegas de trabalho ou chefes, quando solicitados em realizar algum outro tipo de trabalho, alegando que não era sua função e após o solicitante virar as costas, ainda dizer: “Não sou pago pra isto!” ou “Não vou, não sou bobo, não ganharei nada!”
Estes são verdadeiros exemplos de funcionários! Claro que estou ironizando, mas não deixam de serem exemplos... infelizmente, exemplos de como não se deve ser. Aprenda com eles e faça o contrário! São estes tipos de pessoas que vivem reclamando da falta de oportunidades. Fazem parte do “seleto” grupo “Esqueceram de Mim”. Mas na verdade, não são esquecidos, pelo contrário, são muito bem lembrados. Serão os primeiros a serem lembrados em caso de demissão ou substituição de equipe.

Por outro lado, há muitas pessoas que merecem oportunidades melhores, fazem tudo certinho, empenhadas, comprometidas, detentoras de raras habilidades, criativas, mas não são reconhecidas por seus chefes ou pela organização.
Se isto ocorre contigo, o conselho que dou não é meu, mas de um ex professor do curso de MBA: “Quando você não serve para a empresa, ela te manda embora. Quando a empresa não serve pra você, faça o mesmo com ela!”
Liberte-se do medo de buscar novos horizontes, o tempo passa e se demorarmos para acordar, perderemos muitas oportunidades e realizações, inclusive sonhos pessoais.
Quando a organização em que trabalha está atrapalhando sua carreira, ela impõe limites sobre seu potencial, te bloqueando de fluir e realizar “vôos mais altos”, selecione outras em uma lista e envie currículo para elas. Na primeira oportunidade saia. Acredite mais em você, outros te valorizarão! Mas não relaxe em momento algum, até o último dia dê o seu melhor, assim você sai de cabeça erguida e ainda deixa as portas abertas.
Todos reconhecerão a perda e tenha certeza que sentirão muito a sua falta, além de te indicarem e darem testemunhais positivos sobre você, caso sejam consultados por outras empresas sobre seu perfil.
Portanto amigo(a) leitor(a), não faça parte da turma dos comuns, que só fazem o necessário, não atrapalham, mas também não acrescentam diferenciais para a empresa. Muito menos da turma do “Esqueceram de Mim”, eternos chorões de braços cruzados, que nada fazem para merecer crescimento na carreira e ainda se acham injustiçados... fique longe destes!

Mas volte seus olhos pra os bons, aproxime-se se possível, aprenda com eles, seja um profissional com nível de excelência, focado, comprometido com resultados, que faz além do que lhe é delegado. Seja um orgulho onde você trabalha, seja diferente! Certamente você será lembrado. Promoções virão, porque você será merecedor... afinal, você não é igual aos outros!  Obrigado e até a próxima!

0 comentários:

Bijuterias VBS

Bijuterias VBS
Promoçoes de Bijuterias

QUER FALAR COMIGO?


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Decotes Ousados

Decotes Ousados
Decotes

Anunciantes

Fotos

Camisetas Personalizadas

Camisetas Personalizadas
Copa 2014

Galerie Decorações

Galerie Decorações
Decorações

Novidades em Chapéus

Novidades em Chapéus
Chapéus.

Bolos Criativos

Bolos Criativos
Casamento, Bolos, Noivas, Fotos, Filmagem,

Moda de Rua

Moda de Rua
Tendências, Novidades das Ruas

Casamentos

Casamentos
Casamentos, Maquiagens, Decorações, 15 Anos, Ternos,Noivas, Fotos, Filmagens, Buffet

Penteados para Noivas

Penteados para Noivas
Noivas, Penteados, Maquiagem

Noivas de Vestidos Rosa

Noivas de Vestidos Rosa
Vestidos, Noivas, Casamentos Penteados

Noivas Vestidos Preto

Noivas Vestidos Preto
Casamentos

Buscapé

SIGA NOS NO INSTAGRAM

Instagram

Seja um Jovem Investidor

Meu blog é Verde

CURTA NOSSA REVISTA VBS

CURTA  NOSSA REVISTA VBS
Curta nossa pagina de Promoções

Moda Sapato.Net

Moda Sapato.Net
Sapto.Net

Look Perfeito

Acessos

Anne Moraes

Anne Moraes
Com qualidade em nossos produtos, estilo moderno proporcionando conforto e beleza para nossos clientes.

Bella da Semana

Bella da Semana
Mulheres Lindas - Ensaio Sensual Fotografico

CURTIR NOSSA PAGINA

SEGUIDORES

Calçados Passarela

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Meu Bolso em Dia

Meu Bolso em Dia
Calcular seus Gastos

Verificador

TRADUZIR

INDIQUE NOSSO SITE

Indique o Site!

Visitantes do BLOG

MEU TWITTER

MEU TWITTER
Visitem meu twitter.com/valdemarsantos, estou aguardando vcs por la.

PESSOAS ON LINE

Sobre

Minha foto
REVISTA VBS
Sou de Londrina Pr,fotografo Profissional,meus trabalhos www.olhares.com/valdemar e www.revistavbs.com
Ver meu perfil completo

Marcadores

Central dos blogs

Central Blogs