terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Pantone revela quais serão as cores para o ano de 2012, com a promessa de tons vibrantes inspirados na natureza

A Pantone não é uma marca de tintas. Pantone também não é uma cartela de cores qualquer. A empresa é conhecida por sua Escala de Cores (Pantone Matching System – PMS), que é um sistema utilizado por designers, decoradores e estilistas, entre outros. Sendo assim, as escalas da Pantone lançam ou indicam tendência de cores que serão exploradas na moda, decoração, publicidade e tudo mais.
Exercendo sua função de orientar, e ditar referências, a Pantone apresentou um dia desses as cores que serão aposta certeira na indústria da moda, para o ano de 2012. Cada cor vem em uma tonalidade nova, com mudanças pequenas que trazem um sopro de novidade e de desejo. Tudo isso funciona porque a Pantone realiza estudos de comportamento, prevendo o que nós (como consumidores) vamos querer usar em um determinado espaço do tempo. Isso, claro, é levado aos criadores bem mais cedo… naquela longa história do bureau de estilo que conversamos aqui um dia.
Cada cor do Pantone é apresentada com um código, uma referência, além de um nome. Para 2012, de acordo com o Fashion Color Report, a cor da vez será o Tangerine Tango (um laranja fechado vibrante), acompanhado pelo Solar Power (um amarelo fechado vibrante), Bellflower (elegante tom de lilás), Cabaret (pink fechado), Sodalite Blue (marinho forte, bem azulado), Margarita (verde folha bem clarinho), Sweet Lilac (rosa clarinho vibrante), Cockatoo (um tom de verde água), Driftwood (um tom de chocolate claro) e por fim o Starfish (um marrom suave). São nomes divertidos que já ditam o tom da referência.

A mistura de cores remete a natureza de forma exterma, passando por um poderoso por do sol e pelo tom vibrante do oceano. O contraste, recorrente na atualidade, está presente nos tons neutros e pastel que se misturam a cores vivas. A natureza parece ser uma constante referência, sendo que o floral (como estampa) será certeza  nas próximas estações. Já é possível visualizar um inverno de estampas dramáticas e um verão 100% colorido para o próximo ano.
A Pantone lembra que o consumidor deseja um visual cheio de vida, representando o otimismo e a promessa de dias melhores que surge por aí. Isso estará claro nas cores que vão sair dos tons de bege e camelo e crescer no grau de amarelo. Assim, tonalidades cada vez mais vivas e mais acessas vão dominar as ruas, talvez como um sopro da grande aceitação do color block pelos consumidores.
 
Isso, nas roupas, aparece em peças que misturam roxo e amarelo, laranja e verde folha. Seja na junção de tons de intensidade diferente, ou mesmo na combinação de cores alegres ao extremo, há uma base onde os neutros serão deixados em segundo plano dando espaço para novos neutros um tanto quanto mais vivos. Isso, talvez, represente uma nova esperança e uma vontade de se mostrar (e deixar seu recado) através das vestimentas, nunca esquecendo que a base para tudo isso é saber explorar todo o universo das cores.
Por: Amanda Medeiros

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