sábado, 21 de janeiro de 2012
Muita calma e paciência: é sim possível dominar seus gastos e sair do vermelho
Se endividar não é algo difícil. Na verdade, é bem fácil e acontece rápido, em um piscar de olhos. A tentação dos cartões de crédito, dos parcelamentos, dos tais créditos mágicos disponíveis logo na página do banco (um convite ao mundo dos juros), levam a gastos exagerados e desnecessários com coisas que de fato nem precisamos. Isso sem falar no cheque especial que engana nossos olhos ao liberar quantias absurdas em nossa conta, confundindo nossa mente e nosso auto-controle.
Criamos necessidades e sofremos para alimentar essas ambiciosas escolhas. Nossos gastos, aliás, são pessoais, são escolhas, decisões de como viver. Porém, em meio a um universo que incita o consumo diariamente, a todo o momento, vale cuidar para que as compras não virem uma obrigação, um dever, parte natural da rotina, dominando a vida. Se escravizar pelo consumo é se acorrentar a um círculo de problemas sem fim. É preciso ser o dono de suas contas, evitando que as mesmas se transformem em problemas (sérios) para a vida. Precisamos de tudo o que compramos? E mais do que isso, gastamos o quanto podemos gastar?!

Evitamos sempre encarar os nossos números. São estes as nossas contas, nosso salário, nossa renda, nossas dívidas… vale pensar que um parcelamento ou um financiamento, por exemplo, é uma dívida! Afinal, é algo que você deve – ou seja, que você ainda precisa pagar. Daí o problema dos cartões de crédito, que escondem o tamanho do nosso problema em meio a opções de parcelamento em 2, 4, 12 ou 18 vezes. Quão louco é, por exemplo, parcelar a compra do supermercado? Comemos todos os dias, certo?! Fazemos supermercado todos os meses ou toda semana, não?! Então…
Para quem sofre com finanças desrreguladas vale apostar em algumas saídas. Não gaste através de muitas fontes. Evite usar, simultaneamente, cartão de crédito, débito, cheque e dinheiro (vivo). Limite suas opções e com isso você estará, também, limitando o poder de ação da tentação. Quando você concentra todos os seus gastos em um único lugar você passar a ter mais consciência dos seus números, dos seus valores diários. Assim, fica bem mais fácil saber para onde o seu dinheiro está indo.
Sente que o dinheiro desaparece? Um ótimo exercício, ainda que cansativo, é anotar todo e qualquer gasto durante um tempo mínimo de um mês. Inclua na listinha até mesmo a balinha, o pão de queijo ou o trocado para o flanelinha. Tudo isso conta e, por vezes, grandes valores se perdem nos pequenos gastos do dia-a-dia. Com essa listinha, ou listona, você terá a prova do crime e vai passar a pensar duas, três vezes antes de gastar com pequenas/grandes bobagens.
Economizar, ou ao menos gastar uma quantia compatível ao seu salário, é questão de prática. É importante separar ao menos um pouquinho do seu salário, ou rendimento, para realizar sonhos, sejam eles uma viagem, um carro ou a entrada na compra de um apartamento. As vezes os cortes são dolorosos, podem sair do hábito de jantar fora várias vezes na semana ou mesmo do costume de fazer supermercado naquele lugar badalado, de sacolas reciclaveis coloridas. Porém, vale pensar no quanto vale o seu dinheiro e no tempo que você leva para ganhar cada único real. Dar valor ao dinheiro não é se escravizar pelo mesmo, é saber que precisamos ter controle do nossos dinheiro, tomar as rédeas dos nossos gastos.
O blog Mulheres Endividadas, da CBN, é ótimo para quem quer aprender a se controlar; vale também par quem já está atolado de dívidas. As dicas na rádio são super legais e despertam um desejo extra de poupar e de ser mais controlada, consciente. Vale a visita. =)
Por: Amanda Medeiros,              

0 comentários:

Bijuterias VBS

Bijuterias VBS
Promoçoes de Bijuterias

QUER FALAR COMIGO?


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Decotes Ousados

Decotes Ousados
Decotes

Anunciantes

Fotos

Camisetas Personalizadas

Camisetas Personalizadas
Copa 2014

Galerie Decorações

Galerie Decorações
Decorações

Novidades em Chapéus

Novidades em Chapéus
Chapéus.

Bolos Criativos

Bolos Criativos
Casamento, Bolos, Noivas, Fotos, Filmagem,

Moda de Rua

Moda de Rua
Tendências, Novidades das Ruas

Casamentos

Casamentos
Casamentos, Maquiagens, Decorações, 15 Anos, Ternos,Noivas, Fotos, Filmagens, Buffet

Penteados para Noivas

Penteados para Noivas
Noivas, Penteados, Maquiagem

Noivas de Vestidos Rosa

Noivas de Vestidos Rosa
Vestidos, Noivas, Casamentos Penteados

Noivas Vestidos Preto

Noivas Vestidos Preto
Casamentos

Buscapé

SIGA NOS NO INSTAGRAM

Instagram

Seja um Jovem Investidor

Meu blog é Verde

CURTA NOSSA REVISTA VBS

CURTA  NOSSA REVISTA VBS
Curta nossa pagina de Promoções

Moda Sapato.Net

Moda Sapato.Net
Sapto.Net

Look Perfeito

Acessos

Anne Moraes

Anne Moraes
Com qualidade em nossos produtos, estilo moderno proporcionando conforto e beleza para nossos clientes.

Bella da Semana

Bella da Semana
Mulheres Lindas - Ensaio Sensual Fotografico

CURTIR NOSSA PAGINA

SEGUIDORES

Calçados Passarela

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Meu Bolso em Dia

Meu Bolso em Dia
Calcular seus Gastos

Verificador

TRADUZIR

INDIQUE NOSSO SITE

Indique o Site!

Visitantes do BLOG

MEU TWITTER

MEU TWITTER
Visitem meu twitter.com/valdemarsantos, estou aguardando vcs por la.

PESSOAS ON LINE

Sobre

Minha foto
REVISTA VBS
Sou de Londrina Pr,fotografo Profissional,meus trabalhos www.olhares.com/valdemar e www.revistavbs.com
Ver meu perfil completo

Marcadores

Central dos blogs

Central Blogs