quarta-feira, 9 de maio de 2012

Ao longo dos anos, o perfil do consumidor brasileiro passa por transformações profundas. Mais exigente, ele não quer saber apenas o preço do produto que compra ou do serviço que contrata. Com isso, as empresas perceberam que, muito além de oferecer produtos e serviços de qualidade, também é preciso investir no atendimento ao cliente.
Mas a dúvida de muitos empresários é de que forma deve ser feito esse atendimento de qualidade, para se alcançar a excelência. Qual é o verdadeiro perfil do consumidor e existe uma tendência de atendimento ao cliente no comércio varejista? 

Por: Sebrae


O professor Caio Camargo, especialista em varejo e merchandising e autor e editor do blog Falando de Varejo, diz que não existe um só tipo de consumidor e que a forma de atender um cliente pode variar, de acordo com os segmentos de mercado, produto e até regiões. “O mais importante é atender bem, ouvir o consumidor e buscar atender o trabalho de acordo com as preferências dele.”

Para Camargo, ao se falar de varejo, é praticamente impossível determinar um perfil único de consumidor. “Mesmo quando o mercado busca ser mais generalista, classificando o consumidor apenas por sua renda, mesmo dentro de uma mesma faixa, são encontrados diversos perfis”, diz. Ele cita como exemplo duas famílias de Classe C, uma formada por pai, mãe e filhos, e a outra por um casal que acabou de sair da faculdade. “Os desejos e aspirações dessas famílias são diferentes: compram produtos diferentes, compram em locais diferentes, passeiam por locais diferentes e por ai vai.”

Com relação à forma de atender o cliente, Camargo diz que muitas pessoas acreditam que o autoatendimento ou o autosserviço é uma fórmula de sucesso, por alcançar resultados positivos nos grandes centros. “Mas nem sempre a fórmula de sucesso de um, funciona com todos. Muitas lojas têm a preferência do consumidor porque ele sente confiança em comprar de quem está do outro lado do balcão, a quem considera um verdadeiro expert no assunto. Mas esse consumidor pode se sentir constrangido e até mesmo desprestigiado quando a loja migra repentinamente para o conceito de autosserviço”, explica.

Para o especialista, a preferência pelo atendimento personalizado ou o autoatendimento tem a ver não só com o mercado, mas também com a localização e principalmente com o produto que está sendo comercializado. “É muito improvável que alguém compre um carro sem qualquer tipo de assistência, mas muitas pessoas não gostam de ter um vendedor acompanhando a compra de uma calça jeans em uma loja de fast fashion”, diz.

Camargo exemplifica ainda que em uma loja de varejo de materiais de construção há produtos que os consumidores compram sozinhos, sem enfrentar qualquer problema. “Mas no caso de alguns materiais temos uma dificuldade imensa de decisão, se não houver qualquer tipo de atendimento personalizado.”

Com tantas questões para se levar em conta, na hora de definir a forma de atendimento que será oferecida ao cliente, Camargo afirma que o segredo para as 
micro e pequenas empresas está em atender bem. 
Para ler a Revista Soluções na íntegra, acesse gratuitamente, clicando aqui

Fonte: Adriana Bonn, Revista Soluções Sebrae/PR nº 12 

0 comentários:

Bijuterias VBS

Bijuterias VBS
Promoçoes de Bijuterias

QUER FALAR COMIGO?


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Decotes Ousados

Decotes Ousados
Decotes

Anunciantes

Fotos

Camisetas Personalizadas

Camisetas Personalizadas
Copa 2014

Galerie Decorações

Galerie Decorações
Decorações

Novidades em Chapéus

Novidades em Chapéus
Chapéus.

Bolos Criativos

Bolos Criativos
Casamento, Bolos, Noivas, Fotos, Filmagem,

Moda de Rua

Moda de Rua
Tendências, Novidades das Ruas

Casamentos

Casamentos
Casamentos, Maquiagens, Decorações, 15 Anos, Ternos,Noivas, Fotos, Filmagens, Buffet

Penteados para Noivas

Penteados para Noivas
Noivas, Penteados, Maquiagem

Noivas de Vestidos Rosa

Noivas de Vestidos Rosa
Vestidos, Noivas, Casamentos Penteados

Noivas Vestidos Preto

Noivas Vestidos Preto
Casamentos

Buscapé

SIGA NOS NO INSTAGRAM

Instagram

Seja um Jovem Investidor

Meu blog é Verde

CURTA NOSSA REVISTA VBS

CURTA  NOSSA REVISTA VBS
Curta nossa pagina de Promoções

Moda Sapato.Net

Moda Sapato.Net
Sapto.Net

Look Perfeito

Acessos

Anne Moraes

Anne Moraes
Com qualidade em nossos produtos, estilo moderno proporcionando conforto e beleza para nossos clientes.

Bella da Semana

Bella da Semana
Mulheres Lindas - Ensaio Sensual Fotografico

CURTIR NOSSA PAGINA

SEGUIDORES

Calçados Passarela

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Meu Bolso em Dia

Meu Bolso em Dia
Calcular seus Gastos

Verificador

TRADUZIR

Ocorreu um erro neste gadget

INDIQUE NOSSO SITE

Indique o Site!

Visitantes do BLOG

MEU TWITTER

MEU TWITTER
Visitem meu twitter.com/valdemarsantos, estou aguardando vcs por la.

RECENTES VISITANTES

PESSOAS ON LINE

Sobre

Minha foto
REVISTA VBS
Sou de Londrina Pr,fotografo Profissional,meus trabalhos www.olhares.com/valdemar e www.revistavbs.com
Visualizar meu perfil completo

Marcadores

Central dos blogs

Central Blogs