domingo, 1 de julho de 2012
Por:  Dra. Rita de Cássia Cassou Guimarães

Questões genéticas, doenças infecciosas e exposição prolongada a sons intensos estão entre as causas da dificuldade de ouvir. 

O corpo humano é uma máquina perfeita e cada engrenagem trabalha em prol das funções essenciais para a sobrevivência. O ouvido, por exemplo, é o principal elemento da audição, um importante sentido do organismo. O órgão é formado por três partes - a externa, a média e a interna.  "O ouvido externo é composto pela orelha, pelo canal auditivo e pela membrana timpânica. No médio estão os ossículos martelo, bigorna e estribo e a abertura da tuba auditiva e no interno está localizada a cóclea", explica a otorrinolaringologista e otoneurologista Rita de Cássia Cassou Guimarães.

O ouvido capta as vibrações do ar, as transforma em impulsos nervosos e o nervo auditivo envia estas informações até o cérebro, que decodifica os sinais e interpreta os sons. Mas nem todos os indivíduos ouvem os sons perfeitamente devido à perda de audição. "A perda auditiva é classificada em leve, na qual o ouvido não é capaz de detectar sons abaixo de 40 decibéis e há dificuldade de compreender a fala humana. Na perda moderada, os sons abaixo de 70 decibéis não são ouvidos e há a necessidade de um aparelho ou prótese auditiva", afirma a médica.

Na perda auditiva severa o indivíduo não é capaz de ouvir ruídos abaixo de 90 decibéis - som um pouco abaixo do barulho de um aspirador de pó. O aparelho auditivo nem sempre é suficiente para resolver o problema, sendo necessário o uso de linguagem gestual em alguns casos. "O grau mais elevado de perda auditiva é classificado como profundo, quando há não há capacidade para ouvir ou indivíduo  consegue ouvir ruídos acima de 90 decibéis. Para se ter uma ideia, o barulho de uma turbina de um avião atinge 100 decibéis. Técnicas de leitura labial e gestos são usados para a comunicação", aponta.

As pessoas que são consideradas surdas possuem a perda auditiva severa ou profunda, ou seja, o indivíduo até pode detectar alguns sons, mas não é o suficiente. Segundo Rita, a perda de audição pode ser causada por fatores como aspectos genéticos, causas congênitas, doenças infecciosas - entre elas rubéola, caxumba, sarampo e otite -, uso de medicamentos tóxicos ao ouvido e traumas acústicos. "Há ainda a perda auditiva ocupacional, devido ao ambiente de trabalho ruidoso e a ausência de equipamentos de segurança que protegem os ouvidos, e o envelhecimento", esclarece.

Na maioria dos casos a deficiência auditiva é gradual e indolor, impedindo o diagnóstico precoce, já que a perda ocorre tão lentamente que o indivíduo nem percebe. Por isso é importante ficar atento aos sinais que denunciam o problema de audição. "Dificuldade para ouvir fontes de som que estão longe, como em uma reunião de trabalho, e compreender a fala indicam que a saúde auditiva não está 100%. Além disso, o paciente desenvolve formas para ouvir melhor, como pedir a repetição do discurso, aumentar o volume de equipamentos de som ou direcionar a cabeça para os sons", ressalta.

Quando houver a suspeita de perda auditiva é fundamental procurar um otorrinolaringologista. O especialista irá solicitar exames que verificam o nível da perda e detecta o comprometimento da audição. A audiometria é uma das avaliações mais comuns. É um exame seguro, cômodo e indolor. "O paciente deve responder algumas perguntas sobre a sua audição, identificar palavras em diferentes níveis de volume e reconhecer alguns sons. O resultado é registrado no audiograma e analisado pelo médico, que irá determinar o melhor tratamento", acrescenta.

0 comentários:

Bijuterias VBS

Bijuterias VBS
Promoçoes de Bijuterias

QUER FALAR COMIGO?


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Decotes Ousados

Decotes Ousados
Decotes

Anunciantes

Fotos

Camisetas Personalizadas

Camisetas Personalizadas
Copa 2014

Galerie Decorações

Galerie Decorações
Decorações

Novidades em Chapéus

Novidades em Chapéus
Chapéus.

Bolos Criativos

Bolos Criativos
Casamento, Bolos, Noivas, Fotos, Filmagem,

Moda de Rua

Moda de Rua
Tendências, Novidades das Ruas

Casamentos

Casamentos
Casamentos, Maquiagens, Decorações, 15 Anos, Ternos,Noivas, Fotos, Filmagens, Buffet

Penteados para Noivas

Penteados para Noivas
Noivas, Penteados, Maquiagem

Noivas de Vestidos Rosa

Noivas de Vestidos Rosa
Vestidos, Noivas, Casamentos Penteados

Noivas Vestidos Preto

Noivas Vestidos Preto
Casamentos

Buscapé

SIGA NOS NO INSTAGRAM

Instagram

Seja um Jovem Investidor

Meu blog é Verde

CURTA NOSSA REVISTA VBS

CURTA  NOSSA REVISTA VBS
Curta nossa pagina de Promoções

Moda Sapato.Net

Moda Sapato.Net
Sapto.Net

Look Perfeito

Acessos

Anne Moraes

Anne Moraes
Com qualidade em nossos produtos, estilo moderno proporcionando conforto e beleza para nossos clientes.

Bella da Semana

Bella da Semana
Mulheres Lindas - Ensaio Sensual Fotografico

CURTIR NOSSA PAGINA

SEGUIDORES

Calçados Passarela

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Meu Bolso em Dia

Meu Bolso em Dia
Calcular seus Gastos

Verificador

TRADUZIR

Ocorreu um erro neste gadget

INDIQUE NOSSO SITE

Indique o Site!

Visitantes do BLOG

MEU TWITTER

MEU TWITTER
Visitem meu twitter.com/valdemarsantos, estou aguardando vcs por la.

RECENTES VISITANTES

PESSOAS ON LINE

Sobre

Minha foto
REVISTA VBS
Sou de Londrina Pr,fotografo Profissional,meus trabalhos www.olhares.com/valdemar e www.revistavbs.com
Visualizar meu perfil completo

Marcadores

Central dos blogs

Central Blogs