quarta-feira, 22 de agosto de 2012
Lei estadual que proíbe fumo em locais de uso coletivo afasta os malefícios do tabagismo passivo dos condôminos não-fumantes. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o fumo passivo é considerado a terceira causa de morte evitável no mundo - o tabagismo ativo e o consumo excessivo de álcool ocupam o primeiro e segundo lugar, respectivamente. A inalação da fumaça de cigarros, charutos, cigarrilhas, cachimbo e outros derivados do tabaco é considerada fumo passivo. Quem não fuma, mas convive com fumantes, inala mais de 400 substâncias que provocam malefícios a saúde, pois o ar poluído é mais perigoso do que a fumaça que entra na boca do fumante após passar pelo filtro do cigarro.

A intensidade e o período de exposição e a ventilação do local são fatores que influenciam a quantidade de tóxicos absorvidos pelo organismo dos fumantes passivos e o risco do surgimento de doenças causadas pelo tabagismo, como câncer de pulmão, infarto e problemas respiratórios. "Com a proliferação de condomínios nas cidades, aumentaram as polêmicas entre fumantes e não-fumantes, já que o perigo pode morar na janela ao lado", observa o advogado imobiliário Carlos Samuel de Oliveira Freitas, diretor de condomínios da PRIMAR Administradora de Bens.

Nos condomínios, as áreas comuns são os principais alvos de divergências. Mesmo ao ar livre, crianças, jovens e adultos podem ficar expostos, sem querer, as substâncias tóxicas do cigarro. No Rio de Janeiro, a Lei 5.517/09, sancionada pelo governador do estado Sérgio Cabral em 2009, proíbe o fumo em locais de uso coletivo, públicos ou privados, inclusive nas áreas comuns dos condomínios. "A legislação é benéfica, pois visa preservar a saúde dos cidadãos, evitar o incentivo ao tabagismo e ainda pode estimular os fumantes a largarem o vício", ressalta.

Freitas explica que o síndico é responsável pelo cumprimento da lei estadual antifumo. Ele deve fixar avisos sobre a proibição nas áreas comuns em locais bem visíveis. As placas informativas também devem indicar o telefone dos órgãos estaduais de defesa do consumidor e da vigilância sanitária. "Em caso de descumprimento da lei, a multa pode ultrapassar R$ 15 mil. Incluir esta informação pode ajudar ainda mais a inibir o consumo de qualquer produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, em espaços de uso comum dos condôminos", destaca.

Para intensificar a conscientização dos condôminos, o síndico pode convocar uma assembleia geral para aprovar a inclusão de penalidades no regulamento interno do condomínio para quem desrespeitar a lei. "Os moradores também são responsáveis pelas atitudes de seus visitantes, ou seja, se o visitante infringir a norma, o condômino terá que arcar com as consequências. É importante lembrar que a proibição, porém, não é válida para quem fuma nas janelas ou varandas da sua edificação, pois a residência é um local preservado", enfatiza.

A substituição de lixeiras com cinzeiro por modelos que não possuam este compartimento é outra ação que estimula a adoção de novos hábitos no condomínio. Freitas ainda recomenda a criação de campanhas de conscientização que reforcem os danos causados pelo fumo à saúde em fumantes ativos e passivos. "Caso o morador insista em fumar nos locais proibidos, o síndico poderá, além de advertir os infratores, chamar a polícia para registrar o ocorrido. A lei é válida para condomínios residenciais e comerciais", acrescenta o especialista.

Primar Administradora de Imóveis

0 comentários:

Bijuterias VBS

Bijuterias VBS
Promoçoes de Bijuterias

QUER FALAR COMIGO?


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Decotes Ousados

Decotes Ousados
Decotes

Anunciantes

Fotos

Camisetas Personalizadas

Camisetas Personalizadas
Copa 2014

Galerie Decorações

Galerie Decorações
Decorações

Novidades em Chapéus

Novidades em Chapéus
Chapéus.

Bolos Criativos

Bolos Criativos
Casamento, Bolos, Noivas, Fotos, Filmagem,

Moda de Rua

Moda de Rua
Tendências, Novidades das Ruas

Casamentos

Casamentos
Casamentos, Maquiagens, Decorações, 15 Anos, Ternos,Noivas, Fotos, Filmagens, Buffet

Penteados para Noivas

Penteados para Noivas
Noivas, Penteados, Maquiagem

Noivas de Vestidos Rosa

Noivas de Vestidos Rosa
Vestidos, Noivas, Casamentos Penteados

Noivas Vestidos Preto

Noivas Vestidos Preto
Casamentos

Buscapé

SIGA NOS NO INSTAGRAM

Instagram

Seja um Jovem Investidor

Meu blog é Verde

CURTA NOSSA REVISTA VBS

CURTA  NOSSA REVISTA VBS
Curta nossa pagina de Promoções

Moda Sapato.Net

Moda Sapato.Net
Sapto.Net

Look Perfeito

Acessos

Anne Moraes

Anne Moraes
Com qualidade em nossos produtos, estilo moderno proporcionando conforto e beleza para nossos clientes.

Bella da Semana

Bella da Semana
Mulheres Lindas - Ensaio Sensual Fotografico

CURTIR NOSSA PAGINA

SEGUIDORES

Calçados Passarela

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Meu Bolso em Dia

Meu Bolso em Dia
Calcular seus Gastos

Verificador

TRADUZIR

INDIQUE NOSSO SITE

Indique o Site!

Visitantes do BLOG

MEU TWITTER

MEU TWITTER
Visitem meu twitter.com/valdemarsantos, estou aguardando vcs por la.

PESSOAS ON LINE

Sobre

Minha foto
REVISTA VBS
Sou de Londrina Pr,fotografo Profissional,meus trabalhos www.olhares.com/valdemar e www.revistavbs.com
Ver meu perfil completo

Marcadores

Central dos blogs

Central Blogs