quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Fumantes têm mais chances de sofrer com doenças periodontais, perder dentes e ter câncer bucal. 

Nos últimos dez anos, 50 milhões de pessoas morreram por causa do consumo de tabaco. O tabagismo ainda é responsável por cerca de 15% de todas as mortes de homens adultos e 7% das mulheres. Os dados são do relatório da Fundação Mundial do Pulmão FMP, divulgado em março deste ano. A FMP e a Sociedade Americana do Câncer apontam que a projeção até o fim do século não é animadora - pelo menos um bilhão de pessoas morrerão devido o consumo e a exposição ao tabaco caso o cenário atual não mude. Por isso é fundamental aproveitar Dia de Combate ao Fumo, 29 de agosto, para conscientizar a população sobre os males do vício.

Com mais de cinco mil substâncias nocivas a saúde, a fumaça do cigarro afeta todas as partes do corpo, desde a pele até os órgãos internos. A boca, área que entra em contato direito com os produtos fumígenos, também sofre com os malefícios do tabaco. "Os fumantes têm duas vezes mais chances de perder dentes, as glândulas salivares ficam inflamadas, o mau hálito é persistente e o fumo causa doenças que atingem as gengivas e ossos do entorno dos dentes", aponta o ortodontista e ortopedista facial Gerson Köhler, integrante da equipe interdisciplinar da Köhler Ortofacial.

As substâncias químicas presente no cigarro são responsáveis pelo ressecamento da boca, o que prejudica a atuação dos anticorpos presentes na saliva e favorece o surgimento de cáries. A cor amarelo-acastanhada dos dentes é resultado da impregnação de nicotina e alcatrão em suas estruturas. "A coloração escura compromete a estética bucal e a saúde dos dentes, que perdem sua proteção natural e podem ser perdidos de maneira prematura. Já os problemas na gengiva são provocados pela má circulação de sangue na região", explica.

Os elementos usados na fabricação do cigarro, entre eles nicotina, solventes, nitrosaminas, benzopiremo, metais pesados, níquel, arsênio, amônia, formol e monóxido de carbono, provocam lesões nos tecidos bucais, predispondo o fumante a feridas potencialmente cancerizáveis. "Os lábios, a língua, o palato (ou 'céu da boca') e as bochechas são os locais de maior incidência do câncer de boca. Quem - adicionalmente - fica exposto à luz solar regularmente tem mais chances de desenvolver também lesões cancerígenas nos lábios", esclarece Juarez Köhler, especialista em Ortdontia e Ortopedia Facial da Köhler Ortofacial.

Juarez ressalta que manchas brancas ou avermelhadas, caroços, bolinhas endurecidas, ferimentos que não cicatrizam e feridas, dolorosas ou não, são indícios que podem levar a suspeita de câncer bucal. "O indivíduo deve ficar atento, pois o tratamento precoce aumenta as chances de cura. Os principais entraves para a demora no diagnóstico da doença é a demora em consultar um especialista da área odontológica e a dificuldade dos profissionais de considerar a hipótese de câncer mais rapidamente. Assim que os sintomas surgirem, a recomendação é procurar um odontologista ou oncologista", orienta.

O professor Gerson enfatiza que os fumantes devem consultar um odontologisita a cada seis meses para prevenir as lesões cancerígenas e possibilitar a intervenção precoce caso elas ocorram. O especialista observa que os danos bucais causados pelo tabaco podem surgir e permanecer mesmo quando a pessoa acredita que fuma pouco. "O tempo é relativo, para alguns pode ser pouco e para outros pode ser muito. De qualquer forma, os efeitos noviços residuais para os tecidos bucais se instalam e persistem no organismo por um razoável período após o indivíduo largar o vício", alerta.

Os dois especialistas destacam que várias pessoas acreditam que os procedimentos clareadores das coroas dentárias podem minimizar os efeitos nocivos e potencialmente cancerígenos do cigarro sobre as mucosas bucais, o que não é verdade. "Isto é um mito. Clarear os dentes pode eliminar o aspecto antiestético causado pela cor escura dos dentes, mas o procedimento não é capaz de evitar os males do tabaco e não consegue manter os dentes mais claros se o paciente continuar fumando", finaliza Gerson, professor convidado da pós-graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 1988.

Fonte: Doutor Gerson Köhler (CRO 3921 - PR)

0 comentários:

Bijuterias VBS

Bijuterias VBS
Promoçoes de Bijuterias

QUER FALAR COMIGO?


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Decotes Ousados

Decotes Ousados
Decotes

Anunciantes

Fotos

Camisetas Personalizadas

Camisetas Personalizadas
Copa 2014

Galerie Decorações

Galerie Decorações
Decorações

Novidades em Chapéus

Novidades em Chapéus
Chapéus.

Bolos Criativos

Bolos Criativos
Casamento, Bolos, Noivas, Fotos, Filmagem,

Moda de Rua

Moda de Rua
Tendências, Novidades das Ruas

Casamentos

Casamentos
Casamentos, Maquiagens, Decorações, 15 Anos, Ternos,Noivas, Fotos, Filmagens, Buffet

Penteados para Noivas

Penteados para Noivas
Noivas, Penteados, Maquiagem

Noivas de Vestidos Rosa

Noivas de Vestidos Rosa
Vestidos, Noivas, Casamentos Penteados

Noivas Vestidos Preto

Noivas Vestidos Preto
Casamentos

Buscapé

SIGA NOS NO INSTAGRAM

Instagram

Seja um Jovem Investidor

Meu blog é Verde

CURTA NOSSA REVISTA VBS

CURTA  NOSSA REVISTA VBS
Curta nossa pagina de Promoções

Moda Sapato.Net

Moda Sapato.Net
Sapto.Net

Look Perfeito

Acessos

Anne Moraes

Anne Moraes
Com qualidade em nossos produtos, estilo moderno proporcionando conforto e beleza para nossos clientes.

Bella da Semana

Bella da Semana
Mulheres Lindas - Ensaio Sensual Fotografico

CURTIR NOSSA PAGINA

SEGUIDORES

Calçados Passarela

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Meu Bolso em Dia

Meu Bolso em Dia
Calcular seus Gastos

Verificador

TRADUZIR

Ocorreu um erro neste gadget

INDIQUE NOSSO SITE

Indique o Site!

Visitantes do BLOG

MEU TWITTER

MEU TWITTER
Visitem meu twitter.com/valdemarsantos, estou aguardando vcs por la.

RECENTES VISITANTES

PESSOAS ON LINE

Sobre

Minha foto
REVISTA VBS
Sou de Londrina Pr,fotografo Profissional,meus trabalhos www.olhares.com/valdemar e www.revistavbs.com
Visualizar meu perfil completo

Marcadores

Central dos blogs

Central Blogs