quinta-feira, 25 de outubro de 2012
  O LABmoda – Semana de Moda de Curitiba começa sua programação de desfiles hoje, no Museu Oscar Niemeyer. Divididos entre Passarelas 1, 2 e Art, os desfiles acontecem em paralelo ao projeto Degustação Musical e à Feira LABmoda, onde o consumidorencontra os produtos das próprias marcas que desfilam e ainda um mix de marcas selecionadas que ocupam 40 estandes. A programação no MON prossegue até domingo (28)
Entre um desfile e outro da Passarela 1, a Passarela 2 traz amostras de trabalhos e mini-coleções de novos estilistas. Já a Passarela Art é marcada pela liberdade de criação, e representa o espaço conceitual do LABmoda. O espaço ganhou patrocínio da Vicunha Têxtil e Santa Constância.
A Semana de Moda começou nessa segunda-feira na Fnac, onde aconteceram os bate-papos do Fórum de Gestão e Criatividade.
O último encontro, que aconteceu ontem, trouxe à tona as questões que envolvem os ciclos de moda. A consultora Camile Cunha, que participou via Skype, pontuou alguns períodos de quebra de padrões na moda, como a alta costura, o surgimento do prêt a porter, as lojas de fast fashion e sobre a possibilidade de um quarto período da moda, o slow fashion. A diretora da marca curitibana NovoLouvre Mariah Salomão explicou o conceito de slow fashion conceitualizando com marcas famosas como a American Apparel e como funciona a sua própria produção. 
Daniela Khouri, sócia-diretora da DP9 consulting, deu a dica para os pequenos produtores se manterem no mercado hoje: investir na segmentação. É o que faz  Marianne Sguissardi, da marca Milho Guerreiro, que produz peças multiuso para um público específico. Sobre essas repentinas mudanças na forma de produção e consumo de moda, Camile Cunha aconselha abandonar os preconceitos. "Eu vim do slow fashion, sei o quanto é difícil se manter e tinha bastante resistência quanto ao fast fashion. Hoje eu trabalho com fast fashion, me apaixonei por essa área, adoro essa dinâmica. Do slow fashion saem coisas muito criativas e a fast fashion democratizou a moda e gera muito emprego. Nós temos que seguir o que o mundo propõe para a gente", conclui.
Como destaque nessa Semana de Moda estão as exposições fotográficas. O produtor Victor Sálvaro, que está completando 20 anos de carreira, assina uma exposição de fotos, localizada na entrada do MON. Sálvaro convidou alguns fotógrafos parceiros para escolherem apenas uma foto de tantas produções. Serão vinte imagens, sendo que cada uma delas representa um trabalho de destaque realizado a cada ano que se passou dessa trajetória. A jovem fotógrafa Karla Gironda também expõe seu trabalho em fotografia com a mostra "The Woman Inside", produção conjunta com Mateus Loureiro. Nas fotos a modelo Alessandra Montani (Nass) é uma mulher tímida e romântica, mas que traz dentro de si um caráter forte, profano e sem pudores. Elementos de fast fashion como estampas florais, cristais, rendas e brilho fazem parte das fotos. Ambas as mostras fotográficas ficam disponíveis até o último dia de evento.
 
Passarela 1
No primeiro dia, a Passarela 1 traz os desfiles das marcas ReptilliaNovo Louvre e Beatnik, a partir das 19h.
 
19h Reptilia

Desfilando pela segunda vez na Semana de Moda de Curitiba, a Reptília foca em criações exclusivas. O nome reflete o conceito da marca, que é a roupa como segunda-pele. Para o verão 2013 o tema proposto é uma viagem lisérgica pelos desertos americanos dos anos 70. Tons terrosos, azuis e estampas estilo “universo” compõe a cartela de cores. A matéria-prima é nobre: tecidos de couro de tilápia, chamois e seda pura.
 
20h NovoLouvre
Presente desde a primeira edição do evento, o NovoLouvre tem a proposta de trazer para a cidade uma moda global e cosmopolita. A coleção apresentada será a de inverno 2013, devido às vendas por atacado. Batizada “Orientando”, trata-se de uma mistura de Inglaterra e Oriente, segundo a estilista da marca Mariah Salomão. “Peças com modelagens ocidentais, com as desconstruções tipicamente orientais”, resume.
 
21h30 Beatnik
Há 13 anos no mercado, a Beatnik produz bolsas, pastas e mochilas para jovens ligados em arte, música, web e esportes radicais. Com um estilo “moderninho”, a marca assinada por Elgson (pai) e Camila Lourenço (filha) é quase unissex e está presente em quatro lojas, incluindo as on-lines. O tema desta coleção é Cultura Pop anos 80. As bolsas desse verão foram inspiradas em marcos históricos dessa década fatídica. Tamanhos grandes, médios, pequenos, formatos retangulares ou quadrados e estampas lembram o início do movimento ambientalista, os jogos Atary, Genius, entre outros.
 
Passarela 2
17h Lívia Moro (Senai)
17h30 Fernanda e Gabriela (Senai)
18h Tatiane (Senai)
18h30 Erica e Lais (Senai)
19h30 Tecpuc
21h Soulart
 
Passarela Art
20h30 Prisma
A designer e ilustradora Priscilla Martins apresenta uma coleção que tem como ponto de partida o corpo ornamentado, representando armaduras de guerreiras.
 
 
Os ingressos dão acesso às passarelas e à feira LABmoda, e o valor pago é revertido em produtos da feira. O ingresso colaborativo pode ser adquirido com antecedência pelo site LABModa (www.curitibalabmoda.com.br) ou com as marcas e estilistas no valor de R$10. Aqueles que querem ter acesso irrestrito aos desfiles durante todo o evento podem adquirir o ingresso vip no valor de R$30. No local, o ingresso vip custará R$40. 






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