quinta-feira, 22 de maio de 2008

As empresas de moda europeia, como é o caso dos gigantes do retalho Inditex e H&M, estão a aproveitar a massa crítica conseguida nos seus competitivos mercados de origem, para fortalecerem a sua estratégia de presença global.
Não é fácil vender moda na Europa. Um pouco por todo o velho continente, os governos obrigam as lojas a encerrar aos domingos e em alguns casos também aos sábados à tarde. Em França, só é permitido que as lojas realizem saldos ou promoções durante 2 períodos anuais (Janeiro e Julho).
Acrescentando a este ambiente competitivo e altamente regulamentado o arrefecimento económico, o aumento dos custos laborais e uma média de 19,5% de IVA na União Europeia, os obstáculos ao lançamento de negócios bem sucedidos neste sector são consideravelmente mais elevados que em outras regiões do globo.
Apesar desta dificuldade, empresas como a Inditex e a H&M, estão a tornar-se cada vez mais líderes indiscutíveis do retalho de moda mundial.
A empresa galega detentora da marca Zara e a empresa sueca consolidaram o seu crescimento e a sua liderança no retalho de moda através da “invenção” do conceito da moda “cheap & chic”, conceito vencedor esse que estão a “exportar” para diversas partes do globo, desde Nova Iorque até Xangai.
Podemos também encontrar outros casos de sucesso em diversos países europeus. No Reino Unido, os espaços de retalho do Grupo Next deixaram de estar confinados ao mercado interno e rumarão até à China e à Europa de Leste num total planeado de abertura de 20 novas lojas até final de 2009.
A Puma, originária da Alemanha e pertença do grupo PPR, construiu uma rede internacional de retalho com mais de 100 localizações, estando actualmente a crescer a um ritmo de 2 novas lojas por mês.
Estes 4 exemplos são considerados por diversos analistas empresas de elevado potencial e performance.
Performance de campeãoApesar da alta do euro, das dificuldades geradas pela crise financeira mundial e do ambiente competitivo restritivo, as empresas europeias de retalho de moda parecem ser imbatíveis.
«As empresas europeias tiveram que desenvolver esforços consideráveis de reestruturação e adaptação, mas a sua perseverança e solidez será um estímulo nestes mercados», afirma Marc Stocker, economista-chefe da confederação europeia de associações empresariais. «Vemos a possibilidade do crescimento económico europeu ser superior ao americano durante os próximos anos».
Há na Europa inúmeras empresas com performance excepcional, mas no caso das cadeias de retalho de moda essa performance é ainda mais impressionante. O ambiente competitivo deste sector sempre se caracterizou por uma elevada agressividade, por uma elevada sensibilidade dos consumidores aos ciclos económicos e por uma regionalização considerável do sucesso das marcas, o que faz com que o sucesso das marcas reconhecidas e de sucesso nos mercados domésticos seja difícil de replicar para os mercados internacionais.
O retalhista americano Gap descobriu esta realidade quando a sua estratégia de penetração no mercado europeu não sucumbiu aos gostos e hábitos de consumo de moda destes mercados. As colecções e os artigos que faziam parte da identidade da Gap e que tanto sucesso fizeram no seu mercado de origem esbarraram numa tipologia diversa de consumo de moda existente na Europa. Como consequência dessa desadequação ao mercado europeu, a Gap teve que estabelecer um gabinete de design europeu suportado por criativos e pelos gostos do Velho Continente.
No caso dos gigantes europeus, Inditex e H&M, a sua expansão aconteceu de forma sustentada e natural. O grupo espanhol detém actualmente 3.700 lojas – incluindo a cadeia Zara, Massimo Dutti e outras 6 marcas –, estando previsto a abertura de 560 novos espaços de retalho no decorrer deste ano. A H&M, por sua vez, abriu 193 lojas em 2007 (onde se incluem as 7 primeiras lojas da empresa sueca no mercado chinês), elevando a sua presença global acima dos 1.500 espaços de retalho.
Na segunda parte deste artigo, abordaremos o look assumidamente europeu destas cadeias de retalho e as suas perspectivas para o corrente ano.

0 comentários:

Bijuterias VBS

Bijuterias VBS
Promoçoes de Bijuterias

QUER FALAR COMIGO?


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Decotes Ousados

Decotes Ousados
Decotes

Anunciantes

Fotos

Camisetas Personalizadas

Camisetas Personalizadas
Copa 2014

Galerie Decorações

Galerie Decorações
Decorações

Novidades em Chapéus

Novidades em Chapéus
Chapéus.

Bolos Criativos

Bolos Criativos
Casamento, Bolos, Noivas, Fotos, Filmagem,

Moda de Rua

Moda de Rua
Tendências, Novidades das Ruas

Casamentos

Casamentos
Casamentos, Maquiagens, Decorações, 15 Anos, Ternos,Noivas, Fotos, Filmagens, Buffet

Penteados para Noivas

Penteados para Noivas
Noivas, Penteados, Maquiagem

Noivas de Vestidos Rosa

Noivas de Vestidos Rosa
Vestidos, Noivas, Casamentos Penteados

Noivas Vestidos Preto

Noivas Vestidos Preto
Casamentos

Buscapé

SIGA NOS NO INSTAGRAM

Instagram

Seja um Jovem Investidor

Meu blog é Verde

CURTA NOSSA REVISTA VBS

CURTA  NOSSA REVISTA VBS
Curta nossa pagina de Promoções

Moda Sapato.Net

Moda Sapato.Net
Sapto.Net

Look Perfeito

Acessos

Anne Moraes

Anne Moraes
Com qualidade em nossos produtos, estilo moderno proporcionando conforto e beleza para nossos clientes.

Bella da Semana

Bella da Semana
Mulheres Lindas - Ensaio Sensual Fotografico

CURTIR NOSSA PAGINA

SEGUIDORES

Calçados Passarela

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Meu Bolso em Dia

Meu Bolso em Dia
Calcular seus Gastos

Verificador

TRADUZIR

INDIQUE NOSSO SITE

Indique o Site!

Visitantes do BLOG

MEU TWITTER

MEU TWITTER
Visitem meu twitter.com/valdemarsantos, estou aguardando vcs por la.

PESSOAS ON LINE

Sobre

Minha foto
REVISTA VBS
Sou de Londrina Pr,fotografo Profissional,meus trabalhos www.olhares.com/valdemar e www.revistavbs.com
Ver meu perfil completo

Marcadores

Central dos blogs

Central Blogs