domingo, 1 de julho de 2012


O apertamento e o ranger de dentes pode provocar a alteração progressiva das estruturas faciais. 

O estresse pode ser definido como uma reação do organismo que reúne aspetos psicológicos, físicos, hormonais e mentais. Esta resposta é desencadeada em situações que exigem adaptação, eventos inesperados ou momentos de alerta. "O estresse pode ser positivo ou negativo. O primeiro se limita a fase inicial, como um aviso ao corpo. Já o negativo ocorre quando o indivíduo ultrapassa os seus limites e a capacidade de adaptação é esgotada, prejudicando a qualidade de vida", explica Gerson Köhler, especialista em ortodontia e ortopedia facial da Köhler Ortofacial.

Considerado uma epidemia mundial pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o estresse causa sintomas psicológicos e físicos como dificuldades relacionadas à memória e concentração, tensões musculares, problemas de pele, infecções, dores e hipertensão. "O estresse também pode se manifestar na boca, com o surgimento do bruxismo, um hábito anormal, no qual a pessoa passa a ranger ou apertar os dentes de maneira intensa, involuntária e ritmada. O distúrbio é desencadeado por movimentos anormais da mandíbula e pode comprometer a estrutura facial", esclarece.

O bruxismo, também denominado briquismo, atinge pessoas do sexo masculino e feminino em qualquer fase da vida. O especialista aponta que o hábito é extremamente destrutivo para os dentes, seus tecidos de suporte e as articulações da mandíbula. "A alteração nem sempre é diagnosticada. Estimativas sugerem que aproximadamente 20% dos portadores reconhecem o problema, um número pequeno comparado ao grande universo de indivíduos que sofrem com o apertamento de dentes", destaca Gerson, professor da pós-graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 1988.

Existem dois tipos de bruxismo, o do sono (BS) e o da vigília (BV). O primeiro ocorre somente a noite, enquanto a pessoa está dormindo e o segundo é percebido durante o dia. O indivíduo pode apresentar os dois tipos, sendo que o da vigília afeta uma em cada cinco pessoas, de acordo com dados do artigo Neurobiological Mechanisms Involved in Sleep Bruxism. "Esta é pesquisa científica é importante e foi realizada por pesquisadores da Universidade de Montreal em conjunto com o Centro de Estudo do Sono do Hospital Sacré-Coeur e a Faculdade de Odontologia da Universidade de Toronto, todos localizados no Canadá", acrescenta.

Além do estresse físico e emocional, fatores como sobrecarga e disfunção da musculatura mastigatória, alterações na articulação têmporo-mandibular (ATM) - que fica localizada entre as extremidades da mandíbula e o crânio, bem ao lado dos ouvidos -, perdas dentárias, fechamento incorreto da boca, problemas nas vias aéreas superiores e mau alinhamento dos dentes podem provocar bruxismo. "A musculatura facial é muito poderosa e atua sobre os dentes, os ossos que os sustentam e as ATMs. A força desnecessária destes músculos provoca uma sobrecarga excessiva, causando o bruxismo", observa.

O zumbido também está relacionado ao bruxismo. Os apertamentos podem provocar a compressão de nervos presentes na região posterior do disco articular (o menisco)  das ATMs, próxima às estruturas do ouvido. "A compressão estimula o envio de sinais ao cérebro que podem ser decodificados como uma sensação sonora na ausência de uma fonte externa, o zumbido. O barulho pode ser percebido na cabeça ou nos ouvidos e exige o acompanhamento interdisciplinar no diagnostico e no tratamento", afirma Gerson, que faz parte do Grupo de Informação a Pessoas com Zumbido de Curitiba (GIPZ Curitiba) do HC/UFPR.

Entre os sintomas do distúrbio estão cansaço nos músculos faciais, desgastes excessivo dos dentes, dificuldades para abrir a boca, fraturas dentárias, dores nas articulações mastigatórias, estalos e travamento nas ATMS, dores de cabeça tensionais frequentes na região temporal e dores no rosto, pescoço, ouvido e até nos ombros. "Quando o bruxismo é diurno, as dores são mais intensas na parte da tarde. Se for noturno, as dores aumentam na parte da manhã", enfatiza o ortodontista, especialista em ortopedia funcional dos maxilares.

O tratamento do bruxismo depende da intensidade dos apertamentos e do ranger de dentes, do período em que o distúrbio ocorre - de dia ou de noite - e das causas. Uso de placas interoclusais, tratamentos normalizadores ortodônticos e odontológicos fazem parte das estratégias indicadas pelos especialistas. "A prática de exercícios físicos também é fundamental. O ideal é consultar um profissional especializado para diagnosticar a causa e tratar a raiz do problema, proporcionando mais qualidade de vida aos pacientes e promovendo a saúde", finaliza Gerson.

Gerson Köhler (CRO 3921 - PR)

Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial

0 comentários:

Bijuterias VBS

Bijuterias VBS
Promoçoes de Bijuterias

QUER FALAR COMIGO?


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Decotes Ousados

Decotes Ousados
Decotes

Anunciantes

Fotos

Camisetas Personalizadas

Camisetas Personalizadas
Copa 2014

Galerie Decorações

Galerie Decorações
Decorações

Novidades em Chapéus

Novidades em Chapéus
Chapéus.

Bolos Criativos

Bolos Criativos
Casamento, Bolos, Noivas, Fotos, Filmagem,

Moda de Rua

Moda de Rua
Tendências, Novidades das Ruas

Casamentos

Casamentos
Casamentos, Maquiagens, Decorações, 15 Anos, Ternos,Noivas, Fotos, Filmagens, Buffet

Penteados para Noivas

Penteados para Noivas
Noivas, Penteados, Maquiagem

Noivas de Vestidos Rosa

Noivas de Vestidos Rosa
Vestidos, Noivas, Casamentos Penteados

Noivas Vestidos Preto

Noivas Vestidos Preto
Casamentos

Buscapé

SIGA NOS NO INSTAGRAM

Instagram

Seja um Jovem Investidor

Meu blog é Verde

CURTA NOSSA REVISTA VBS

CURTA  NOSSA REVISTA VBS
Curta nossa pagina de Promoções

Moda Sapato.Net

Moda Sapato.Net
Sapto.Net

Look Perfeito

Acessos

Anne Moraes

Anne Moraes
Com qualidade em nossos produtos, estilo moderno proporcionando conforto e beleza para nossos clientes.

Bella da Semana

Bella da Semana
Mulheres Lindas - Ensaio Sensual Fotografico

CURTIR NOSSA PAGINA

SEGUIDORES

Calçados Passarela

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Meu Bolso em Dia

Meu Bolso em Dia
Calcular seus Gastos

Verificador

TRADUZIR

Ocorreu um erro neste gadget

INDIQUE NOSSO SITE

Indique o Site!

Visitantes do BLOG

MEU TWITTER

MEU TWITTER
Visitem meu twitter.com/valdemarsantos, estou aguardando vcs por la.

RECENTES VISITANTES

PESSOAS ON LINE

Sobre

Minha foto
REVISTA VBS
Sou de Londrina Pr,fotografo Profissional,meus trabalhos www.olhares.com/valdemar e www.revistavbs.com
Visualizar meu perfil completo

Marcadores

Central dos blogs

Central Blogs