domingo, 1 de julho de 2012


Distúrbios do sono podem comprometer o crescimento dos ossos faciais e os malefícios podem se estender para a fase adulta. 

Dormir bem é fundamental em qualquer idade. O descanso garante disposição no dia seguinte, recupera todos os órgãos do corpo, consolida a memória e amadurece o sistema nervoso central. Funções relacionadas ao metabolismo anabólico e a secreção hormonal também ocorrem enquanto dormimos. "Na infância, o sono tem um papel extremamente importante para o desenvolvimento corporal. Durante o sono, cerca de 90% do processo de síntese do hormônio do crescimento é realizado", ressalta o ortodontista e ortopedista facial Gerson Köhler, da Köhler Ortofacial.

Em cada fase da vida é necessária uma determinada quantidade de sono para manter a saúde. Os recém-nascidos são os mais dorminhocos - podem dormir até 16 horas por dia. A partir dos dois anos, a criança dorme aproximadamente 12 horas e aos cinco o ideal é ter 10 horas de sono. Dos sete aos 10 anos é recomendado reservar, no mínimo, 9 horas para dormir. A partir dos 10 anos, oito horas são o suficiente para suprir a necessidade de sono do organismo. "É preciso pensar na quantidade e também na qualidade. Se o sono for ruim, não há descanso", alerta.

De acordo com Juarez Köhler, especialista em ortodontia e ortopedia facial e responsável pelo setor de Monitoração Ortopédica da Face Pediátrica (MOFP) da Köhler Ortofacial, as crianças podem sofrer com Distúrbios do Sono. O mais comum é a Apnéia Obstrutiva do Sono. "São breves interrupções da respiração durante o sono, que comprometem a oxigenação do cérebro, impedem a progressão do sono para suas fases mais profundas e aumentam o risco do surgimento de doenças como as cardiovasculares, a fadiga crônica e a obesidade", explica.

A apnéia ainda causa problemas com a concentração, memória, sonolência e baixo rendimento escolar. O ronco, um dos sintomas do distúrbio, afeta o processo de desenvolvimento craniofacial, especialmente as estruturas da boca, dos dentes e das regiões ao redor. "É uma ação destrutiva - pela ação muscular interna e externa à boca - sobre os ossos da face. Além das interrupções na entrada e saída de ar, a respiração incorreta, realizada pela boca e não pelo nariz, também gera alterações faciais importantes", destaca Gerson, que atua de maneira interdisciplinar em casos de distúrbios do sono.

A respiração bucal é um dos principais responsáveis pelo crescimento inadequado da maxila e da mandíbula, diminuição das arcadas ósseas dentárias, dos seios paranasais e frontais e das dimensões nasais, alterações na posição da língua e pelo aprofundamento e estreitamento do palato. "Estes danos acontecem de maneira progressiva e continuada, sendo que o rosto pode ficar estreito e alongado, características da dismorfia facial", esclarece Juarez, membro da Associação Brasileira de Sono.

Problemas no comportamento e no aprendizado da criança são outras consequências dos distúrbios do sono. A cada interrupção da respiração, o indivíduo sofre um microdespertar, que dificulta a volta ao sono profundo. "Infecções nas vias respiratórias e aumento de volume das amídalas ou da adenóide são considerados os fatores determinantes para o surgimento da apnéia obstrutiva do sono na infância. Respiração pesada, movimentos com a cabeça para trás, sono agitado, sonambulismo e sudorese intensa denunciam o distúrbio. Os pais também devem ficar atentos quando a criança fala dormindo ou chora", aponta Juarez.

O tratamento precoce ajuda a amenizar os malefícios dos distúrbios do sono e evitar consequências na vida adulta. O diagnóstico e a intervenção devem ser feitos com o acompanhamento de médicos otorrinopediatras, ortodontistas pediátricos, ortopedistas faciais e fonoaudiólogos mioterapeutas. "O trabalho interdisciplinar é imprescindível para o crescimento e desenvolvimento facial e para a saúde geral do corpo. Em alguns casos, o tratamento precoce é capaz de evitar as alterações provocadas pelos distúrbios da respiração e do sono", acrescenta Gerson.

Doutor Gerson Köhler (CRO 3921 - PR)

0 comentários:

Bijuterias VBS

Bijuterias VBS
Promoçoes de Bijuterias

QUER FALAR COMIGO?


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Decotes Ousados

Decotes Ousados
Decotes

Anunciantes

Fotos

Camisetas Personalizadas

Camisetas Personalizadas
Copa 2014

Galerie Decorações

Galerie Decorações
Decorações

Novidades em Chapéus

Novidades em Chapéus
Chapéus.

Bolos Criativos

Bolos Criativos
Casamento, Bolos, Noivas, Fotos, Filmagem,

Moda de Rua

Moda de Rua
Tendências, Novidades das Ruas

Casamentos

Casamentos
Casamentos, Maquiagens, Decorações, 15 Anos, Ternos,Noivas, Fotos, Filmagens, Buffet

Penteados para Noivas

Penteados para Noivas
Noivas, Penteados, Maquiagem

Noivas de Vestidos Rosa

Noivas de Vestidos Rosa
Vestidos, Noivas, Casamentos Penteados

Noivas Vestidos Preto

Noivas Vestidos Preto
Casamentos

Buscapé

SIGA NOS NO INSTAGRAM

Instagram

Seja um Jovem Investidor

Meu blog é Verde

CURTA NOSSA REVISTA VBS

CURTA  NOSSA REVISTA VBS
Curta nossa pagina de Promoções

Moda Sapato.Net

Moda Sapato.Net
Sapto.Net

Look Perfeito

Acessos

Anne Moraes

Anne Moraes
Com qualidade em nossos produtos, estilo moderno proporcionando conforto e beleza para nossos clientes.

Bella da Semana

Bella da Semana
Mulheres Lindas - Ensaio Sensual Fotografico

CURTIR NOSSA PAGINA

SEGUIDORES

Calçados Passarela

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Meu Bolso em Dia

Meu Bolso em Dia
Calcular seus Gastos

Verificador

TRADUZIR

Ocorreu um erro neste gadget

INDIQUE NOSSO SITE

Indique o Site!

Visitantes do BLOG

MEU TWITTER

MEU TWITTER
Visitem meu twitter.com/valdemarsantos, estou aguardando vcs por la.

RECENTES VISITANTES

PESSOAS ON LINE

Sobre

Minha foto
REVISTA VBS
Sou de Londrina Pr,fotografo Profissional,meus trabalhos www.olhares.com/valdemar e www.revistavbs.com
Visualizar meu perfil completo

Marcadores

Central dos blogs

Central Blogs