domingo, 1 de julho de 2012
Por: Coração Bakanna,
De todos os problemas de pele, nenhum é tão desafiador para os dermatologistas como as manchas, especialmente o melasma, aquela marca acastanhada, de contorno irregular, que surge principalmente nas maçãs do rosto, testa e acima dos lábios. O inimigo é tinhoso: mesmo que você trate com as técnicas mais modernas e use os melhores cremes, basta abusar do sol que o danado volta. 



O problema surge quando há uma produção e distribuição desordenada da melanina, pigmento escuro produzido pelo organismo para a proteção da pele. Existe uma importante conexão entre esse tipo de mancha e os hormônios femininos. É bastante comum aparecer durante a gestação, em quem usa pílula anticoncepcional ou faz reposição de hormônios. Palavra de dermatologista. Mas não são apenas nessas condições que essa mancha surge: o sol também tem culpa. Sim, a exposição excessiva desencadeia o problema que atinge com mais força as mulheres de pele morena, exatamente quem acha que está naturalmente mais protegida. As células da pele acumulam os efeitos da radiação no decorrer da vida e, de repente, depois daquele verão bem aproveitado na praia, você nota uma marca no rosto. Mais do que isso, a simples exposição à luz, inclusive aquela fluorescente do escritório, em casa, piora a mancha. A saída? Apostar em prevenção, usando filtro solar religiosamente todos os dias, e investir nos tratamentos recomendados pelos especialistas. É o que você vai descobrir agora!
Para combater um inimigo tão resistente, o ataque precisa ser feito em diversas frentes. Peeling e laser são associados a cremes despigmentantes. E, sempre, usar filtro solar com FPS acima de 60. Veja as melhores apostas em casa e no consultório:
Em casa

Mesmo que você faça tratamentos potentes com o dermatologista, vai precisar usar um creme com ação clareadora por pelo menos, três meses. Os ácidos - glicólico, salicílico, retinoico, entre outros - servem tanto para remover as células superficiais da pele, os pigmentos que nela se encontram, clareando o tom, como para favorecer a penetração de outros princípios ativos dos produtos. É o caso da hidroquinona, do ácido kójico e do arbutin, substâncias que inibem a formação de uma enzima responsável por produzir e distribuir a melanina, bloqueando a formação do pigmento que causa a mancha. Existe ainda os antioxidantes, como o ácido tranexâmico, ácido ferúlico, zeniberry (derivado da framboesa) e as vitaminas C e E. Eles inibem a produção dos radicais livres, envolvidos na pigmentação, e protegem a pele da ação danosa dos raios solares. Em maior concentração, todas essas substâncias devem ser manipuladas e usadas com acompanhamento do dermatologista, ok!

No consultório

Peeling: dá resultado e é bastante seguro

O peeling superficial seriado (mais leve, realizado em diversas sessões) continua sendo a primeira opção dos dermatologistas, pois muitos consideram a prática mais segura. "Uso ácido retinoico, kójico ou fítico". O procedimento é recomendado quando os cremes não são mais suficientes. Depois de dois a três dias da sessão, a pele descama e, com isso, o pigmento é removido aos poucos. Dependendo da intensidade do melasma, podem ser necessárias de três a cinco sessões, com intervalos de duas a quatro semanas entre elas. O preço varia muito, mas está em torno de 200 reais cada sessão. Enquanto durar o tratamento, por 40 dias após o término, o paciente não pode se expor ao sol e precisa usar um filtro potente no dia a dia. Também deve evitar calor excessivo - vapor e mormaço, por exemplo, pioram o problema.

Laser: tem novidade promissora

Até agora o laser tem sido um tratamento controverso no que se refere ao melasma. Apesar de sabermos que o pigmento pode ser removido por ele, devemos ter muito cuidado ao indicá-lo, pois o calor gerado nessa tecnologia ativa o melanócito (célula que produz a melanina) e causa um processo inflamatório que pode piorar o melasma inicial. Trabalhos apresentados em congressos internacionais mostraram que 30% dos pacientes tratados com luz intesa pulsada (um tipo de laser) tiveram aprofundamento ou ampliação da mancha.

Mas, com o lançamento do Spectra Laser Toning, esse quadro tende a mudar. Trata-se de um laser Nd: YAG que atinge diretamente na melanina, quebrando-a em pequenos pedaços e, dessa forma, clareando o rosto. A grande diferença desse laser em relação aos outros é que os pulsos são muito rápidos, em nanossegundos, aquecendo menos a pele e, portanto, prevenindo o efeito rebote - lembre-se de que o calor piora a mancha", que fala numa redução de até 80% do melasma com essa técnica. Levando em conta que alguns métodos promovem de 20% a 30% de melhora, é uma grande evolução. Segundo a Skintec, representante do aparelho no Brasil, cada sessão custa em torno de 400 reais e são recomendadas de cinco a dez sessões, dependendo da coloração da mancha (quanto mais escura, mais longo será o tratamento), com intervalo de uma a três semanas entre elas. A aplicação costuma ser um pouco incômoda - a paciente sente um leve desconforto no local, que fica bastante vermelho. O único cuidado pós-procedimento é a aplicação do bloqueador solar. A mesma máquina, com outro comprimento de onda, também é indicada para remover melanose solar (manchas de sol), sardas e alguns tipos de tatuagem.

Achei um texto bem explicativo aqui.

Owwoou! Acho que esse vilão me pegou! Estou com umas manchas na bochecha, queixo e lateral testa. Também com esse período de 4 anos traumático que estou passando só podia dar nisso, mas depois dessa etapa vou resolver essas manchas, enquanto isso....dale protetor e maquiagem pra esconder as malditas. E você já teve ou tem essa maldita mancha? Se tiver alguma dica pra mim também está valendo.

0 comentários:

Bijuterias VBS

Bijuterias VBS
Promoçoes de Bijuterias

QUER FALAR COMIGO?


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Decotes Ousados

Decotes Ousados
Decotes

Anunciantes

Fotos

Camisetas Personalizadas

Camisetas Personalizadas
Copa 2014

Galerie Decorações

Galerie Decorações
Decorações

Novidades em Chapéus

Novidades em Chapéus
Chapéus.

Bolos Criativos

Bolos Criativos
Casamento, Bolos, Noivas, Fotos, Filmagem,

Moda de Rua

Moda de Rua
Tendências, Novidades das Ruas

Casamentos

Casamentos
Casamentos, Maquiagens, Decorações, 15 Anos, Ternos,Noivas, Fotos, Filmagens, Buffet

Penteados para Noivas

Penteados para Noivas
Noivas, Penteados, Maquiagem

Noivas de Vestidos Rosa

Noivas de Vestidos Rosa
Vestidos, Noivas, Casamentos Penteados

Noivas Vestidos Preto

Noivas Vestidos Preto
Casamentos

Buscapé

SIGA NOS NO INSTAGRAM

Instagram

Seja um Jovem Investidor

Meu blog é Verde

CURTA NOSSA REVISTA VBS

CURTA  NOSSA REVISTA VBS
Curta nossa pagina de Promoções

Moda Sapato.Net

Moda Sapato.Net
Sapto.Net

Look Perfeito

Acessos

Anne Moraes

Anne Moraes
Com qualidade em nossos produtos, estilo moderno proporcionando conforto e beleza para nossos clientes.

Bella da Semana

Bella da Semana
Mulheres Lindas - Ensaio Sensual Fotografico

CURTIR NOSSA PAGINA

SEGUIDORES

Calçados Passarela

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Meu Bolso em Dia

Meu Bolso em Dia
Calcular seus Gastos

Verificador

TRADUZIR

INDIQUE NOSSO SITE

Indique o Site!

Visitantes do BLOG

MEU TWITTER

MEU TWITTER
Visitem meu twitter.com/valdemarsantos, estou aguardando vcs por la.

PESSOAS ON LINE

Sobre

Minha foto
REVISTA VBS
Sou de Londrina Pr,fotografo Profissional,meus trabalhos www.olhares.com/valdemar e www.revistavbs.com
Ver meu perfil completo

Marcadores

Central dos blogs

Central Blogs